" . strtoupper($info[0]) . " - ".strtoupper($info[1]); ?>
 

Etimologicamente, Ribeirãozinho vem do termo "Ribeiro" que se origina do latim "Ribeira", referindo-se pequeno rio, maior um riacho, acrescentado do sufixo diminutivo "Zinho" pequeno rio.


HISTÓRICO

O Território do município de Ribeirãozinho foi amplamente movimentado no século XIX. Um dos mais notáveis sertanistas que andaram pela região foi Antônio Cândido de Carvalho, que procedia a levantamento de jazidas e diamantíferas.
Carvalho Cortou o Rio Araguaia, chegou a Itiquira, cruzou o Rio Vermelho, alcançou o Garças, descortinou a riqueza imensa que ali existia. Fez tal alarde dos predicados da região que, dentro de pouco tempo, aquele que era um dos últimos centros de atenção de aventureiros, virou um amontoado de gente, vinda de todos os lados.
Procuravam riqueza farta e fácil, e que só a sorte garimpeira pode oferecer.
Mas garimpeiro se fixa a terra. Procura sempre estabelecer garimpo onde explorações anteriores determinam a existência de gemas, ou onde seja mais fácil e promissor.
Foi assim, que a partir de 1918, foi se desenhando o quadro histórico de Ribeirãozinho, com famílias vindas dos Estados de Minas Gerais e Goiás. A descoberta de ouro e diamante nos garimpos de região permitiu a fixação dessa população que posteriormente instalou pequenas propriedades rurais e comerciais.
Grande parte dos nigrantes enxergou a qualidade da terra, sua fertilidade e curvou-se diante de tanta promessa. Não tiveram duvidas, deitaram no chão as sementes da esperança. E assim aconteceu com muita gente, que iniciou a derrubada do cerrado e da mata, entregando-se ao cultivo da terra. Ao mesmo tempo desenvolvia a criação de gado nas extensas pastagens naturais, de onde brotava rios e riachos aos cântaros, fator indispensável ao bom desempenho da pecuária.
O povoado foi se firmando. Na divisão Territorial de Mato Grosso datada de 31 de dezembro de 1937, Ribeirãozinho aparecia como distrito do município de Santa Rita do Araguaia, juntamente com Lajeado, Alcantilado, Bonito, Cassununga, Itiquira e Tesouro.
Na divisão Territorial, Administrativa e Jurídica do Estado de Mato Grosso, para o qüinqüênio 1944 - 1948, fixada pelo Decreto nº 545, de 31 de dezembro de 1943, apareceu como distrito de Alto Araguaia o vilarejo de Ponte Branca, não constando Ribeirãozinho.
A condição de distrito deu-se com a Lei Federal nº 1.170 de 21 de novembro de 1958, com território jurisdicionado ao município de Ponte Branca, recém-criado.
A partir da década de setenta, com a implantação da nova fronteira agrícola brasileira - Mato Grosso - é que Ribeirãozinho despertou para a consolidação de sua comunidade.
Registrou-se então forte fluxo migratório a região. Eram novas famílias que se juntavam às pioneiras do lugar. Os novos moradores aplicavam investimentos na agricultura, proporcionando maior desenvolvimento econômico e social ao distrito.
Com o aumento de contingente populacional, da força de trabalho e determinação pelo crescimento, nasceu o sonho e idéia de emancipação política.
O município foi criado pela Lei Estadual nº 5.910, de 20 de dezembro de 1991, de autoria dos deputados José Arimatéia de Pedro Lima:
Art. 1º - Fica criado o Município de Ribeirãozinho, com Território desmembrado do Município de Ponte Branca...
Art. 2º - O Município por ora criado terá por sede o atual povoado de Ribeirãozinho, constituído-se de um só distrito, o da sede.
Parágrafo Único - O Município somente será estalado com a eleição e posse do prefeito, vice e vereadores, realizada de conformidade com a Legislação Federal.
Por ocasião das eleições municipais de 03 de outubro de 1992, foi eleito o Sr. Eraldo Vera, que obteve 535 votos, num universo de 1.196, seu vice-prefeito foi Sr. Alípio Francisco Amaro. Os primeiros vereadores foram: Sirley Ramos Freitas, Sebastião Venâncio Ferreira, Lucilene Rosa Bento, Agustinho de Souza Campos, Antônio Carrijo da Silva, José Belmiro Simões, Jonas Magalhães Ferrira, Divino Alves Bento e Walter Rubens Figueiredo.

DADOS GERAIS DO MUNICÍPIO

Dependência Geneológica - O município de Cuiabá deu origem ao município de Araguaia (depois extinto), que deu origem a registro do Araguaia (depois extinto), do qual originou-se o Município de Santa Rita do Araguaia (depois extinto), que deu origem ao Município de Lajeado (depois extinto), que deu origem ao município de Alto Araguaia, do qual originou-se Ponte Branca, que deu origem ao Município de Ribeirãozinho.
Denominação dos Habitantes - Ribeirãozinhenses;
População - 1.980 (IBGE/2000);
Eleitores - 1.487 (IBGE/2000);
Distrito - Sede;
Limites - Ponte Branca, Torixoréu, Estado de Goiás;
Distância da Capital - 464 km;
Extensão Territorial - 621.51 km²;
Localização Geográfica - Mesorregião 130, Microrregião 537 - Tesouro. Leste Mato-grossense.
Depressão do Araguaia-Tocantins. Esta unidade de relevo representa a união das depressões abertas pelas drenagens dos rios Araguaia e Tocantins, consiste em extensa superfície com altitude media entre 200 a 300 metros, cujos processos de erosão modelam e rebaixam indiscriminadamente rochas devonianas da formação Pimenteiras, formação Pedra de Fogo e outras formações fanerozóicas.
Formação Geológica - Coberturas não dobradas do Fanerozóico, sub-bacia ocidental da Bacia do Paraná.
Bacia Hidrográfica - Grande Bacia do Tocantins. Para esta bacia contribui com a do rio Araguaia.
Clima - Tropical quente e úmido, com 3 meses de seca, de junho a agosto. Precipitação anual de 1.750 mm, com maior intensidade em dezembro, janeiro e fevereiro. Temperatura média 24ºC, maior máxima 40ºC, e menor mínima 0ºC.
Principais Atividades Econômicas - Destaca-se a agricultura, com as culturas de arroz, milho e soja. As demais culturas são de caráter apenas de subsistência. O extrativo mineral e praticado manualmente, não havendo registro expressivo de obtenção de gemas diamantíferas.

1997 – 2000

Prefeito Municipal

Arlindo Domingos da Silva

Vice – Prefeito

José Belmiro Simões


VEREADORES

Edi Robinson Barbosa

Jonas Magalhães Ferreira

Sirlei Ramos Freitas

José Rodrigues Neto

Walter Rubens Figueiredo

Geraldo Carrijo da Silva

Jandira Maria da Silva

Paulo Bernado Câmara

Sebastião Venâncio Ferreira


2001 – 2004

Prefeito Municipal

Eraldo Vera

Vice – Prefeito

Alípio F. Amaro


VEREADORES

Lucilene Rosa Bento – Presidente

Aparecido Marques Moreira – Vice Presidente

Sebastião Tavares Roldão – 1º Secretário

Joaquim Quirino Domingos de Oliveira – 2º Secretário

Joaquim Nogueira de Souza

Edi Robinson Barbosa

Jandira Maria da Silva

José Correa dos Santos

Acrízio Teófilo Cabral


POPULAÇÃO – RIBEIRÃOZINHO

Nº de habitantes

Zona Urbana.................................................................... 1.351

Zona Rural.......................................................................    535

Colônia Couto Magalhães...............................................     94

Total................................................................................ 1.980

Dividido por sexo

Homens............................................................................1.009

Mulheres..........................................................................   971

Total ............................................................................... 1.980

FONTE – CENSO 2000/IBGE

 



-

E-mail: $info[4]"; ?>